20 outubro 2005

6ª semana

O BÉBÉ
(cerca de 4 semanas após a concepção)
Os primeiros batimentos cardíacos do embrião já começaram. Ele mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um "S". O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural. O crescimento é muito rápido nessa fase. O cordão umbilical se forma. Os olhos e ouvidos começam a se desenvolver, bem como a boca e a língua. O coração primitivo já começou a bombear sangue e a maioria dos órgãos estão em formação. O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. Os brotos dos futuros braços e pernas começam a se formar. No final desta semana o embrião adota a forma de um "C", mede cerca de 5,0 mm e pesa em torno de 0,4 g.
A FUTURA MAMÃE
As náuseas começam a intensificar. O enjôo matinal é uma companhia para qualquer hora do dia. Você "deseja" alguns tipos de alimentos enquanto o "simples pensamento" a respeito de outros tipos de comida levam você ao banheiro. Devido a esse período ser crítico para o desenvolvimento do seu bebê evite álcool, remédios, drogas e tratamentos estéticos (permanentes, colorir os cabelos, etc.). Se você ainda não marcou, marque a sua primeira consulta pré-natal.
Múltiplos: Os enjôos matinais podem ser muito fortes em casos de gravidez múltipla. Certifique-se de ingerir bastante líquido, em pequenos bocados, principalmente se você vomita muito. Se vomita mais do que 8 vezes ao dia contate seu médico.
Quando e como contar ao mundo a respeito de sua gravidez? Você deve estar ansiosa por contar a todo mundo que está grávida. Ou você pode querer esperar um pouco e guardar segredo. Alguns pais têm receio sobre aborto e preferem nada dizer até que esse risco tenha passado. No entanto, os amigos e a família podem ser uma inestimável fonte de ajuda em caso de aborto, e você poderá estar perdendo essa oportunidade, não dividindo com eles o seu estado. Faça o que você acha mais confortável, mas faça disso um evento especial quando resolver falar.
Sinais de aborto: Toda futura mãe se preocupa com a possibilidade de abortar. Se você tiver qualquer dos sinais abaixo, contate imediatamente o seu médico: sangramento; cólicas ou dores abdominais fortes; perda de secreção de cor marrom-escuro ou coágulos de sangue. Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza. Em caso de múltiplos, é possível abortar um dos bebês e continuar com o outro até o final da gravidez. Isso é denominado redução espontânea. Acontece até a 10ª semana em cerca de 20% das gestações múltiplas.
O FUTURO PAPAI
O que você pode fazer para ajudar a futura mãe com as náuseas?
1) Certos aromas podem desencadear os enjôos - café, perfumes, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
2) Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
3) Coloque alguns biscoitos salgados tipo "crackers" ou "pretzels" no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
4) Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).
Podem ver
aqui.

3 comentários:

  1. PARABENS PELA 6. SEMANA! Já pensaste no nome do Anjinho? :D Espero que ele(a) esteja a crescer mt bem! Bjinhos grds

    ResponderEliminar
  2. Oi! PArabéns novamente. E quanto à arrumar alguém para fazer comida, com certeza é uma ótima idéia.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Uau que giro que ta o blog agora!:D Parabens! bjinhos

    ResponderEliminar

Bem vindo a este cantinho

Selinhos