31 dezembro 2005

16.ª semana

Idade do feto: Semana 14
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 116mm. E ele vai estar pesando 80g aproximadamente.
Desenvolvimento do embrião: As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.Dependendo de sua sensibilidade, será possível começar a sentir os movimentos do bebê à partir dessa semana mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.
Mudanças em seu corpo: Conforme o seu bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.Entre 16 e 18 semanas de gestação o seu médico pode pedir um teste de Alfa-fetoproteína. Esse serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida. Agora que sua barriga está começando a crescer, é um bom momento para começar a reeducar sua posição para dormir. Nos próximos meses e especialmente no último trimestre da gravidez ficará cada vez mais difícil de encontrar uma posição confortável para dormir, por isso, comece desde já a deitar-se de lado. Dormir de costas não é uma boa idéia pois o peso do seu útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes como a aorta que corre atrás do seu abdomen. Isso pode diminuir a circulação para o seu bebê e partes de seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao deitarem nessa posição.Dormir de brusso põe muita pressão sobre o útero em crescimento. Não é recomendável à partir de agora. Tente acostumar-se a dormir de lado daqui para a frente.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.

Retirado daqui.

Tem dias que já sinto o anjinho a mexer, mas ainda são uns movimentos muito suaves, sentidos muito por dentro.

Ainda tomo um nausefe de manhã, mas penso que os enjoos estão indo embora.

Por vezes a azia já vem fazer uma vizita.

10 comentários:

  1. Votos de um EXCELENTE 2006 para vocês!!!!
    Beijocas ENORMES!!!!

    ResponderEliminar
  2. PARABENS por mais 1 semana do anjinho! BOM 2006 ******

    ResponderEliminar
  3. Esse pimpolho anda a tratar melhor a mãe!

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  4. Deixa lá, eu tomei o nausef até ao fim da gravidez!!!
    Que fase linda estás a viver!!!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que tudo está a correr bem!
    Deve ser maravilhosos poderes sentir o teu bebé a maxer...
    Beijinhos
    Susy

    ResponderEliminar
  6. Tomara que tu melhores rápido! Tá sumida, estamos sentindo sua falta!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Olá linda

    Vai crescendo a tua barriguita

    Eu acho que vai ser uma Diana

    beijocas

    Patricia e Melguinhas

    ResponderEliminar
  8. Olá Anocas

    Já vi que estão bem. Paasamos para vos deixar um beijinho

    Rita e Vasquinho

    ResponderEliminar
  9. azia é sinal de muito cabelo :)
    jocas
    vera e marianita

    ResponderEliminar

Bem vindo a este cantinho

Selinhos