Idade do feto: Semana 28
Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1360g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 27cm. Sua medida total é de 38cm. Desenvolvimento do embrião: Em meninos, os testículos movem-se de perto dos rins em direção ao escroto. Em meninas, o clitóris está relativamente à vista pois ainda não foi coberto pelos pequenos lábios. O que só ocorrerá perto do final da gravidez. A cabeça do bebê está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana.
Mudanças em seu corpo: A necessidade nutricional do bebê durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos para a sua alimentação e não desista nem se canse de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (aprox. 200 mg é depositado no esqueleto de seu bebê à cada dia) formam a sua lista de prioridades. Durante o terceiro trimestre é quando o esqueleto do bebê se modifica e seus ossos tornam-se mais duros e o cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.
Ver outras semanas aqui No dia 3 de Abril fiz a última eco. Às 29 semanas e 3 dias.Biometria
DBP 7,7 mm
PC 27,4 mm
PA 25,3
Fémur 5,5 mm
Placenta não prévia anterior
Líquido amniótico normal
Percentil 42
Apresentação cefálica
Peso 1,416 kg
Segundo a médica está tudo normal pelo que se vê na eco.
Perguntou se já sabia o sexo do bébé. Eu disse que era outro menino.
Assim que ela começou a fazer a eco, o Júlio mostrou bem que é um menino. Até a médica disse: e tem um grande pirilau.
No dia 5 de Abril tive consulta.As análises estavam boas.
Fiquei mais descansada por causa das glicémia, pois a minha mãe é insulina-dependente, a minha irmã mais velha já é diabética controlada com medicação. O meu pai era diabético insulino-dependente.
Aumentei 1,300 kg desde a última consulta. Tenho agora 72,500 kg, o que dá um aumento de 6,500 kg desde o ínicio da gravidez.
A tensão estava boa, 6,2/12,2. Até o médico bateu com a mão 3 vezes na secretária. Diz como logo no ínicio da gravidez reduzi no sal tem sido o sufeciente para a tensão andar controlada.
O coração do Júlio batia bem.
Passou novamente para fazer análises à toxaplasmose, como não estou imune. Mas diz que não faz mal nenhum eu tocar nos meus gatos. O perigo é no limpar as fezes dos gatos, mas como os meus usem os quintais vezinhos como WC, não corro esse risco.
Análises a 18 de Abril.
Próxima consulta a 3 de Maio.
3 deMaio como já está perto da data de Júlio nascer! Como o tempo agora passa rápido!
Se pego mais tempo no Marco António fico com pontadas no fundo da barriga, ou se me esforço mais um bocado nas lidas domésticas fico com dores nas costas.
Fico ofegante de subir escadas, o que na gravidez do Marco só aconteceu lá para o 8º mês.
Ao menos não tenho tido muita azia.
Dormir, tenho que me virar de hora a hora pois fico com o corpo todo dorido, a barriga como dormenta.
As idas à casa de banho são frequentes. Fico farta de lá ir tanta vez.
Mas por um filho é sempre bom passar por isso tudo.