29 abril 2006

33ª Semana

9º mês lunar - 33ª semana
O bebê está com 30cm de comprimento e 2000g de peso.
Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado.
Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O lanugo desaparece.
Como o bebê está pressionando seus órgãos, o melhor a fazer é ir mais vezes no banheiro (fico fartinha de ir tanta vez à casa de banho)
e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades.
Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico.
Precaução Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida.
Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. (ainda falta comprar os discos de amamentação, chinelos, escova de dentes, respectivo dentinfríco e pomada para o rabinho do bébé)
Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.
Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê.
Organize o quarto do bebé. (Tadinho vai ter que dormir no quarto dos papais. A casa é muito pequena. Ainda temos é que arranjar onde tesourinho irá dormir)
Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.
Clique aqui para acessar o Guia do Bebê

23 abril 2006

32ª semana

Idade do feto: Semana 30
Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1800g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 29cm. Sua medida total é de 42cm.
Desenvolvimento do embrião: Os membros do bebê estão já tomando formas mais macias e o seu corpo é proporcional ao tamanho de sua cabeça. Ele está cada vez mais parecido com um recém-nascido. Você poderá notar uma diminuição de frequência em seus movimentos agora mas, não com o que se preocupar, isso ocorre porque ele está ficando quase sem espaço para virar-se e fazer suas brincadeiras de costume. Mas quando você sentir alguns movimentos notará que eles estão mais fortes que antes. Embora seu espaço já esteja ficando esprimidinho, acredite ou não, ele ainda tem muito o que crescer até o dia de seu nascimento. Os órgãos do bebê continuam a aproximar-se da maturidade.
Mudanças em seu corpo: O seu útero encontra-se agora à 12cm acima de seu umbigo. Este último trimestre deve ser também o que você mais peso ganhou. Mas o fato de o bebê estar engordando bastante também influencia no seu ganho de peso. Se você ainda tem dúvidas com relação ao
parto e ao hospital onde ganhará o seu bebê, não deixe de acertar todos os detalhese com o seu médico, como o tipo de parto desejado e se o hospital oferece e tem condições de atendê-la em sua escolha. O dia do parto está chegando e nunca se sabe se o bebê vai decidir nascer antes da hora ou se você precisará de uma internação antecipada. Mantenha tudo em ordem. Se algo inesperado acontecer, você não será pega de surpresa. Prepare também o enxoval do bebê, se você ainda não o fez. Se você tem outra(s) criança(s) em casa, providencie ou já tenha em mente quem é que vai poder ficar com ela(s) enquanto você estiver no hospital.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.
Retirado daqui.

18 abril 2006

31ª semana

31ª semana (cerca de 29 semanas após a concepção)
O BÉBÉ:
O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.
A FUTURA MAMÃE:
Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando. Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo, a dez semanas do final. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico.
Múltiplos: Visite um pediatra e peça informações sobre os cuidados com os bebês. Se eles vierem mais cedo, você não vai necessitar de um monte de entrevistas com vários médicos para se decidir qual vai cuidar dos bebês. Você já aprontou sua mala para a maternidade?
O FUTURO PAPAI:
A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lhe dar com esses desconfortos. Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.
Ver mais aqui

06 abril 2006

30ª semana / última eco / consulta

Idade do feto: Semana 28
Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1360g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 27cm. Sua medida total é de 38cm. Desenvolvimento do embrião: Em meninos, os testículos movem-se de perto dos rins em direção ao escroto. Em meninas, o clitóris está relativamente à vista pois ainda não foi coberto pelos pequenos lábios. O que só ocorrerá perto do final da gravidez. A cabeça do bebê está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana.
Mudanças em seu corpo: A necessidade nutricional do bebê durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos para a sua alimentação e não desista nem se canse de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C,
ácido fólico, ferro e cálcio (aprox. 200 mg é depositado no esqueleto de seu bebê à cada dia) formam a sua lista de prioridades. Durante o terceiro trimestre é quando o esqueleto do bebê se modifica e seus ossos tornam-se mais duros e o cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.
Ver outras semanas
aqui

No dia 3 de Abril fiz a última eco. Às 29 semanas e 3 dias.

Biometria

DBP 7,7 mm

PC 27,4 mm

PA 25,3

Fémur 5,5 mm

Placenta não prévia anterior

Líquido amniótico normal

Percentil 42

Apresentação cefálica

Peso 1,416 kg

Segundo a médica está tudo normal pelo que se vê na eco.

Perguntou se já sabia o sexo do bébé. Eu disse que era outro menino.

Assim que ela começou a fazer a eco, o Júlio mostrou bem que é um menino. Até a médica disse: e tem um grande pirilau.


No dia 5 de Abril tive consulta.

As análises estavam boas.

Fiquei mais descansada por causa das glicémia, pois a minha mãe é insulina-dependente, a minha irmã mais velha já é diabética controlada com medicação. O meu pai era diabético insulino-dependente.

Aumentei 1,300 kg desde a última consulta. Tenho agora 72,500 kg, o que dá um aumento de 6,500 kg desde o ínicio da gravidez.

A tensão estava boa, 6,2/12,2. Até o médico bateu com a mão 3 vezes na secretária. Diz como logo no ínicio da gravidez reduzi no sal tem sido o sufeciente para a tensão andar controlada.

O coração do Júlio batia bem.

Passou novamente para fazer análises à toxaplasmose, como não estou imune. Mas diz que não faz mal nenhum eu tocar nos meus gatos. O perigo é no limpar as fezes dos gatos, mas como os meus usem os quintais vezinhos como WC, não corro esse risco.

Análises a 18 de Abril.

Próxima consulta a 3 de Maio.

3 deMaio como já está perto da data de Júlio nascer! Como o tempo agora passa rápido!

Se pego mais tempo no Marco António fico com pontadas no fundo da barriga, ou se me esforço mais um bocado nas lidas domésticas fico com dores nas costas.

Fico ofegante de subir escadas, o que na gravidez do Marco só aconteceu lá para o 8º mês.

Ao menos não tenho tido muita azia.

Dormir, tenho que me virar de hora a hora pois fico com o corpo todo dorido, a barriga como dormenta.

As idas à casa de banho são frequentes. Fico farta de lá ir tanta vez.

Mas por um filho é sempre bom passar por isso tudo.

Selinhos