28 maio 2006
37ª Semana
23 maio 2006
CTG
19 maio 2006
36ª semana/consulta
A parte superior do seu útero atinge agora o seu ponto mais alto e é necessário consultar semanalmente o médico.
No dia 17 tive consulta. Levei o tesourinho comigo para também arejarmos de estar sempre em São Sebastião.
A tensão estava 12/7 (o médico bate sempre 3 vezes na secretária ao ver a tensão boa)
Peso:75,800kg (aumentei 1,600kg em 15 dias) Mas tem sido tudo para o anjinho pois eu continuo magra.
Coração do anjinho: 143 batidas
Falei ao médico que especialmente durante a noite tenho a barriga muito dura e que o bébé não é de mexer muito, pois estava acostumada com o tesourinho a ser um mexilhão.
Terça-feira vou fazer o CTG e o médico leva o meu processo e faz-me a consulta lá na maternidade.
E já só faltam 28 dias para Júlinho nascer.
Estamos quase no top ten do Babyblogs.
Só falta nascer mais um bébé para entrarmos no top ten.
14 maio 2006
35ª semana
A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e deixem de ser imaturos.
O bebê nessa semana já pode “descer”, deixando a barriga mais baixa. Devido ao ganho de peso, ele já é um bebê “gordinho”.
Como o bebê “desceu”, ele não pressiona tanto os seus órgãos e você respira melhor, mas pode sentir dores na parte inferior da coluna. (Deve ser por isso que ando sempre com dores de rins. O simples facto de estar de pé fico com dores de rins)
Procure seu médico imediatamente se houver inchaços na face e nas mãos, pode ser sinal de pré-eclampsia, isto é, hipertensão que restringe a circulação sanguínea para a placenta, muito perigoso.
Seu útero está 15cm acima do seu umbigo.
Conversas
Converse muito com seu bebê, diga o quanto ele é querido e amado por você e pelo papai. O bebê sente todo esse carinho e fica mais tranqüilo. (Tenho pena mas até tenho tido pouca atenção com este bebezinho, ando sempre numa roda viva, nunca sobra um tempinho para puder relaxar e disfrutar a gravidez, mas filhotinho acredita que a mamãe te ama muito)
Se durante a gestação a mamãe ou papai cantar sempre uma música para o seu bebê, pode se preparar que vocês terão surpresas após o nascimento do nenezinho. Sabe por quê? Simples, porque o bebê se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranqüilo ao ouvir a voz da mamãe.(Bem que invento canções quando embalo o mano, serão essas que embalarão também o Júlinho)
06 maio 2006
34ª semana / consulta
A pele do bebê está lisa devido ao ganho de peso. O sistema imunológico evolui.
Na 34ª semana de gravidez, o bebê se prepara para o parto (já senti muita pressão bem embaixo, penso que foi Júlinho a encaixar-se). Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase, a mamãe deve continuar sentido contrações indolores chamadas Braxton Hicks (bem que as sinto, e são bastantas), conhecidas como falso trabalho de parto. Só preste atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.
Ajuda: Você tem alguém para te ajudar como uma mãe, uma sogra ou uma empregada? Não! Então é bom começar a pensar nisto. (Pensar para quê? Se não tenho mesmo ninguém para me ajudar. Tenho que contar é comigo própria)
Dessa fase em diante, você se sentirá cada dia mais cansada e sem fôlego, aliada à uma barriga enorme e incômoda. Não poderá realizar muito esforço físico e por isso precisará de alguém que te ajude nos serviços domésticos. (Só se for uma fada)
E quando o bebê nascer, suas atenções estarão voltadas para ele. Quando o queridinho da família te der uma folga é hora de descanso e não de pensar nos problemas da casa. Mais uma vez a importância de alguém que te ajude com os afazeres domésticos. (Só mesmo o papai para ajudar, ou o tesourinho precioso)
No passado dia 3 tive nova consulta.
Peso: 74,200 kg (aumentei 1,700kg, o que não está mal. Desde o início um aumento de 8,200kg)
Tensão arterial: 12,1/6,4 (belíssima, até o médico bate 3 vezes na secretária)
Glicose: 100 (tinha comido na véspera à noite papas grossas e demanhã uma banana. O médico disse que não fazia mal, pois as análises da glicémia estavam normais)
Falei que me tinha dado uma dor na vrilha tipo como quando damos mau jeito ao pescoço, que até ficava a manquejar.
O obstétra disse que era a ciática da gravidez. Para ter ainda mais repouso.
Coraçãozinho de Júlio batia bem.
Lá tive que fazer mais análises ao sangue, quando sai da consulta. As análises de marcadores do 3º trimestre.
Nova consulta no dia 17. Agora passam a ser de 15 em 15 dias.
E já só faltam 41 dias para o anjinho nascer.
A mala para o hospital já está pronta, como assim a mala do tesourinho para ficar na casa da avó paterna, fica só a faltar juntar o seu "neinen" para ele dormir (a chupeta e envolvedor).