14 outubro 2005

5 semanas

2º mes Lunar
5ª Semana
Nessa fase algumas mulheres procuram o médico achando que podem estar grávidas.
Normalmente pede-se exames para confirmação da gravidez. Uma vez confirmada parte-se para pesquisa com exames pré-natais. Uma bateria de exames é realizada para pesquisar saúde materna e possíveis problemas que possam atingir o bebê. Tipagem de sangue ABO e Rh, Hemograma, pesquisa de Diabetes, Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatite, Hiv 1e2 (com orientação à mamãe), Cultura de urina, Protoparasitológico de fezes.
Em cada consulta pré- natal devem ser avaliados: peso, pressão arterial e altura do útero.
É indicado nesta fase já iniciar vitaminas com ácido fólico, pois está provado que a falta dessa substância, pode levar à má formação do sistema nervoso e da coluna do bebê. (Não significa que se alguém deixar de tomar ácido fólico vai ter um bebê com essa má formação , mas tal substância ajuda à prevenção de tais problemas). O ideal seria estar tomando ácido fólico já antes de engravidar...
Mamãe
Temos os seios se preparando para a amamentação, as glândulas mamárias se modificam, os seios crescem, a circulação aumenta, a freqüência urinária também (o útero pressiona a bexiga) e começam as indisposições digestivas, que para algumas mamães se traduzem por náuseas , vômitos, má digestão e salivação excessiva (boca cheia de água). A mulher se torna mais emotiva e mais sonolenta.
Deve-se usar roupas leves confortáveis, sutiãs que sustentem o seios de verdade, usando o tempo todo. Os cremes já devem ser usados para hidratação da pele e prevenção de estrias tendo-se o cuidado de não usar produtos que tenham em sua formulação o ácido retinóico. O mamilo deve começar a ser preparado para a amamentação, com exercícios adequados que o médico pré-natalista pode orientar.
A alimentação deve ser controlada desde então, tendo-se o cuidado de ingerir alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, proteínas e moderar carbohidratos.
Fracionar em pequenas refeições com intervalos pequenos (mais ou menos de 2/2 horas). O aumento que se espera é de 1Kg por mês, não mais que isso...Não siga conselhos do tipo:-" você deve se alimentar por dois" _"coma! Depois você faz regime..."ou -"aproveita, boba!" Troque idéias com seu médico... Evite comer massas, doces, tomar refrigerantes, produtos enlatados ou com conservantes. Durante os três primeiros meses pode haver perda de peso devido aos vômitos e náuseas e a gestante fica pensando erroneamente que não vai engordar mesmo se abusar da alimentação (quando voltar o apetite). É muito importante ingerir pelo menos 1litro e meio de água diariamente, leite e derivados.
Cólicas fortes nesta fase não combinam! Nem um pouquinho...Caso você sinta dores, elas devem ser comunicadas ao seu médico. Corrimentos podem surgir.. Vão ser adequadamente tratados de acordo com seu tempo, quando realmente forem patológicos, pois há um aumento de secreções sem traduzir doença. (A gestante sente um aumento de fluxo vaginal que incomoda deixando a calcinha úmida e pensa que isto é corrimento).
A higiene deve ser cuidadosa, pois além de saudável a gestante tem, no geral, aumento dos odores da transpiração( também aumentada) e mais calor. Os cabelos devem ser muito bem cuidados para que não ocorra queda exagerada de fios, mas nunca use tintas ou shampoos colorantes, ou produtos com muita química. As unhas ficam mais resistentes devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação. As gengivas sofrem modificações, podendo apresentar sangramentos e parecem inchadas, é recomendado fazer massagens com os dedos e escovação com escova bem macia.
Podem aparecer na pele do colo, rosto, axila e tórax algumas "verruguinhas" em geral da cor da pele que normalmente desaparecem após o parto.
Arrume-se com capricho, "curtindo" sua gravidez desde os primeiros meses, pois existem estudos provando que todas essas sensações e curtições passam para o bebê desde o começo da gravidez. Não se esqueça de namorar, lembre-se que seu marido não está grávido... Algumas mulheres ficam com aversão à perfumes nesta fase, algumas até mesmo ao cheiro do marido... Lembre-se que este primeiro "sinal" de mudança de seus gostos passa rápido e logo você volta a usar seus perfumes e querer o maridão por perto, portanto não o afugente, peça a ele para ter paciência com você. Sentir carinho e proteção durante toda a gravidez é o que a mulher sempre sonhou. A mamãe não deve deixar nunca que seu relacionamento esfrie durante a gravidez. Invista nele, preocupe-se com seu companheiro e automaticamente ele cuidará de você e da sua barriguinha. Neste início de gravidez se é irreal para você que nem acredita na gravidez de verdade, imagine para o marido que entra na história meio de espectador.
Surgem os medos. Será que estou grávida mesmo? Será que meu bebê "vai" ser normal? Será que meu marido vai continuar gostando de mim? Vou ficar feia? Será que vou saber cuidar? Será que vou saber educar? (o temor mais comum a todos os casais).
Bebê
Na 5ª semana temos um embrião, com olhos, ouvidos, coração, fígado, brotos dos membros superiores e inferiores, e principalmente formação do cérebro. Agora está contido num saco gestacional (isto é, existe uma membrana envolvendo o embrião) bem visível e os batimentos cardíacos podem ser vistos ao ultra-som. Tem 1 cm de diâmetro aproximadamente.

Podem visitar aqui, de onde tirei esta informação .

8 comentários:

  1. Oi, miga!
    Como estás a passar este início de gravidez?
    Eu já tomava o ácido fólico há 2 meses (eles aconselham começar a tomar 3 meses antes da concepção) e continuo a tomar, claro!
    Gostei de ler isto, aliás, gosto sempre, nunca me canso, hehe!!!
    Quando é que vais ao médico? Eu vou dia 28 e faço logo a 1ª ecografia...
    Beijoquinhas e continuação de tudo a correr bem!
    :))

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    vi o teu comentário no meu livejournal e decidi visitar-te. Vejo agora, pela tua barrinha, que estamos com o mesmo tempo de gravidez.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. PARABENS!PARABENS!
    PARABENS!PARABENS!
    PARABENS!PARABENS!
    PARABENS!PARABENS!
    PARABENS!PARABENS!
    PARABENS!

    SO' ME APETECE DIZER:
    PARABENS!PARABENS!

    QUE CORRA TUDO BEM, E' O QUE TE DESEJO.
    MUITAS FELICIDADES!
    ATE'APETECE-ME TB ESTAR GRAVIDA
    ;-)
    BEIJOCAS
    RUTE

    ResponderEliminar
  4. Quando vais ver o Anjinho pela primeira vez? Tou ansiosa para que digas como ele "é"! :D *******

    ResponderEliminar
  5. Ai que saudades... até parece que a minha gravidez foi há muito tempo...

    ResponderEliminar
  6. Ai amiga....fico ddois dias sem te visitar e perco logo esta novidade...

    PARABÉNS...PARABÉNS...

    Espero do fundo do coração que corra tudo bem desta vez. Estou a torcer por ti.

    Beijocas grandes grandes
    Susana

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelas 5 semanas :) E o Tesourinho, gostava mais de ter uma mana ou um mano? ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. PARABÉNS.

    Não sabia que estavas grávida, só percebi hoje pelo teu comentário no blog da Concha, fiquei muito contente, mais um bébé que vem aí.

    Bjs
    e votos de que tudo corra pelo melhor.

    Paula (e henrique)

    ResponderEliminar

Bem vindo a este cantinho

Selinhos