28 outubro 2005

7ª semana

(cerca de 5 semanas após a concepção)
O BÉBÉ
O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado. As regiões da coxa, perna e pés podem ser distinguidas nos brotos dos membros inferiores. O cérebro está crescendo, bem como, as lentes dos olhos, narinas, intestinos, pâncreas e brônquios (pulmões). O embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. O ureter, o tubo que conduz a urina dos rins para a bexiga, continua a se alongar. Começa a formação das gônadas (testículos ou ovários). No final desta semana o embrião atinge 12 mm e apresenta o tubérculo genital, que originará os órgãos genitais externos (pênis e bolsa escrotal no homem; clitóris, grandes lábios e parte da vagina, na mulher).
A FUTURA MAMÃE
Os sintomas de gravidez inicial podem se acalmar um pouco, porém há tendência à piora das náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida. Você ainda não aparenta mas pode ter perdido ou ganhado algumas gramas, o que nessa fase é normal.
Múltiplos: Sinais e Sintomas Precoces de Gravidez Múltipla : Ganho de peso mais rápido; Aumento do abdome acima do esperado; Sensação de peso no baixo abdome; Grande tendência a retenção de água; Varicoses; Cansaço intenso.
Dicas para as náuseas matinais: Ter a sua cabeça enfiada numa pia ou num vaso sanitário a maior parte do dia não é nada engraçado, e você pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma coisa a lembrar sempre é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) na forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar - limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. Veja outras dicas de como lidar com as náuseas e vômitos da gravidez.
O FUTURO PAPAI
Você tem um gato em casa? Cuidado!! As fezes do gato podem conter um parasita que causa a Toxoplasmose - uma infecção que pode atravessar a placenta e provocar danos no bebê. Você deve limpar a casinha do bichano. Outra forma de ajudá-la é evitar que ela coma carne mal passada ou crua. Lembre-se, quando for comer aquela "picanhinha" sangrante, ou mesmo o próprio gatinho (por algum ressentimento que ele tenha lhe causado) não o faça na frente dela - é muita provocação.
Retirado deste site

7 comentários:

  1. PARABENS PELA 7º semana! Bjinhos para a mama e para o anjinho *** xi coraçao pro tesourinho

    ResponderEliminar
  2. Agora é sempre a 'crescer' ;)
    E ai os gatos, 'tadinhos... Mas vi num programa uma veterinária dizer que se a grávida não mexer na areia dos gatos que não haverá problema, se forem gatos de estar só em casa, claro...
    Bjkas ao Tesourinho e ao Anjinho.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma semanita.
    O teu anjinho vai-te deixar cada vez mais babadinha com o passar do tempo.
    Beijinhos para mamã, tesourinho e anjinho

    ResponderEliminar
  4. Pois é, miga... eles estão a crescer! E... sabe tãaao bem!!!
    :))
    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  5. Ola Ana então não te lembras de mim :-(((((((((((, quando perdeste a ervilhinha em Março eu estva no Pinkblue e tb tinha perdido conversamos as duas , depois disso encontrei-te no chat da Artemis (que eu ja não pertenço) era a Ana_Paulita e perguntavas-te sp pelo Marquinho. Estás perdoada

    Bjs
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  6. Olá, que cantinho tão lindo. Estou aqui pela primeira vez. Ainda tens pouquinho tempo de gravidez, vai correr tudo bem Eu vou ter gémeos.

    Leonor

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Ana!

    Fiquei muito feliz com a notícia, não estava sabendo...
    Que a sua gravidez ocorra maravilhosamente bem!
    Espero que eu seje a próxima! Torça por mim! lol

    ResponderEliminar

Bem vindo a este cantinho

Selinhos