26 março 2006

28ª semana

A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.
Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso. «por enquanto ainda se mexe bastante» Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos. «até aos seis meses só tinha aumentado 5,200 kg»
Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.
Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.
Diabetes gestacional Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece em mulheres não diabéticas, mas desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença. «tenho parentes do 1º grau diabéticos»
O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.
É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.
A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.
Clique aqui para acessar o Guia do Bebê

10 comentários:

  1. Isso é que é uma barrigona.

    Beijinhos

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Estas com uma barriga enorme.

    Joquinhas e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá!!! É a primeira vez que cá venho ... não em perguntes como cheguei que nem me lembro mas deve ter sido de barco hahaha ou até de avião ... gostei do cantinho vou ser ou tentar ser assidua ... uma boa semana para ti e para teus...

    ***

    ResponderEliminar
  4. Que grande barriguita :)

    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Não sei como aguentas, grávida e sem dormir a noite toda... espero que isso melhore em breve.

    Parabéns pela barriguinha!!!

    Bjs

    Isa e Pedrocas

    ResponderEliminar
  6. 5KG, meus parabéns viu? e está bem grande sua barriga, tudo de bom.

    :) SULA

    ResponderEliminar

Bem vindo a este cantinho

Selinhos